×

Camacã:Telefones públicos “orelhões”símbolos do abandono

Os orelhões findam seu ciclo por meio do descuidado e do abandono e seu uso se tornou obsoleto: Fotos \ O Tempo Jornalismo

Por Agnaldo Santos-Dezenas de telefones públicos, os chamados “orelhões” estão com os dias contados, pois o seu abandono natural, com a chegada das redes sociais, e os celulares, estão fazendo com que este meio de comunicação, se aposente ainda mais cedo. Bastante utilizado ao longo das últimas décadas por milhões de usuários, o telefone público, está se tornando cada vez mais obsoleto e já não tem a mesma serventia, o mesmo cuidado e a mesma atenção dos usuários, como era nos anos 70, 80 e 90. A era 2 mil entrou com o pé direito na tecnologia de ponta. A rede mundial de computadores, e os cada vez mais avançados Smartfones, estão sendo utilizado com uma velocidade tão grande, que os orelhões que eram utilizados com fichas e depois cartões de unidades, se tornaram fichinhas, diante da era tecnológica instalada por todo país. No Município de Camacã, os orelhões estão abandonados e esquecidos não só pelo público consumidor, mas também pelas próprias empresas. O abandono é visto a olhos nus, pois a ação do tempo, à base de chuva, sol e sereno, deixam os telefones públicos com uma cor escura na sua faixada e com cara de cansados como quem pedem para se aposentar.

Um dos meios mais utilizados dos anos 70, 80 e 90

Nem as empresas responsáveis, estão fazendo a manutenção, e tem gente que está observando este abandono, para aproveitar o sucateamento dos aparelhos, ou o que sobra deles para colecionar em seus arquivos de quincalharia. Mesmo com a possibilidade se fazer ligações de graça para telefones locais, ninguém quer mais ligar no telefone público,pois seu uso se tornou desnecessário, e dificilmente as empresas comerciais querem vender os cartões de unidades, porque as pessoas podem colocar créditos no celular. A nossa reportagem perguntou a alguns jovens entre 13 e 15 anos, se eles já ligaram de um orelhão, e eles responderam que “nunca falaram de um telefone público “, porque tem celular. Na atualidade, muita gente, principalmente os mais jovens, tem até vergonha de fazer uso de um telefone público, porque dificilmente eles estão em funcionamento, por conta da depredação proporcionada pelo vandalismo. E assim os velhos orelhões findam seu ciclo, e sua passagem na vida das pessoas, marcando a era da telefonia que mais serviu a população dos últimos tempos.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas