×

Abacaxi com Leite

Por Ceiça Motta
Há tempos ouvimos os nossos avós dizerem: “abacaxi com leite faz mal”! Duvidávamos mas não nos atrevíamos a comer… será?! Assim como depois que experimentamos e descobrimos que não faz mal!!! Achamos que misturar alimentos com alimentos não é ruim… mas alimentos com medicamentos? O que será que acontece? E alguns medicamentos com medicamentos? É bom saber que o alimento pode causar alterações nos efeitos dos medicamentos e estes, por sua vez, podem modificar a utilização do nutriente que está no alimento, com implicações clínicas tanto no resultado da terapêutica medicamentosa como na manutenção do estado nutricional. As ocorrências dessas interferências crescem ao longo do trato gastrointestinal, maior no estômago e intensa durante a passagem pelo intestino e sendo desprezível ao passar pela boca, garganta e esôfago. Então nos perguntamos as interações são dependentes de quê?
  • Natureza dos nutrientes;
  • Elementos que compõem o alimento;
  • Características do medicamento;
  • Tempo de trânsito no intestino;
  • Freqüência de contato com a vilosidades intestinais;
  • Mecanismos de absorção intestinal.
Não é difícil entendermos isso, é o que acontece em nosso organismo; parece um filme: tem começo, meio e fim… mas um exemplo importante de interações é que ao ingerirmos alguns antibióticos, p.ex. tetraciclina, não podemos ingerir leite. Você deve estar se perguntando: por quê? Porque o leite diminui o efeito deste antibiótico, assim como o suco de laranja diminui o efeito do atenolol; chá de camomila com aas (àcido acetil salicilico) aumenta a possibilidade de hemorragias, anticoncepcional com antibiótico, este diminui o efeito do anticoncepcional, a farinha diminui o efeito do omeprazol.
Por isso é importante alimentar-se bem e com cuidado ao ingerir medicamentos, procurar informações de seu médico e do seu farmacêutico.
Dia 16 de outubro passado, foi o dia da Alimentação. Talvez você não saiba que comer bem tenha uma data comemorativa, mas com certeza deve saber que uma dieta correta é a chave para manter a saúde! e…
Saúde é responsabilidade de cada um e remédio só não faz efeito quando não seguimos as instruções médicas e farmacêuticas.
Dr.ª Ceiça Motta – Farmacêutica Bioquímica graduada pela Universidade Federal da Bahia.

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas