×

Índice de confiança do brasileiro é o menor em 10 anos, aponta pesquisa

Desde abril de 2004, quando começou a ser feita a pesquisa do Índice Nacional de Confiança (INC), não foi registrado um nível tão baixo quanto o de  junho (100 pontos), informou a ACSP (Associação Comercial de São Paulo).

Esse índice indica a percepção do estado da economia para a população. Os valores acima de 100 pontos representam otimismo com a situação financeira e, abaixo de 100, pessimismo.

O INC havia marcado 106 pontos em maio e 104 em abril (o pior resultado até então).

“Ele [o consumidor] nunca esteve tão perto do campo do pessimismo quanto agora”, disse o presidente da ACSP, Alencar Burti.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ipsos entre os dias 14 e 30 de junho, com 1.200 entrevistas, em 72 cidades.

Pesquisa da FGV também mostra pessimismo

A Fundação Getulio Vargas (FGV) também faz uma pesquisa para medir o nível de confiança do consumidor brasileiro: o Índice de Confiança do Consumidor (ICC).

Em junho, o indicador da FGV caiu 1,4% na comparação com maio, e chegou a 83,9 pontos, no segundo menor nível da série histórica iniciada em setembro de 2005, perdendo apenas para março deste ano (82,9 pontos). Em relação a junho do ano passado, o cenário foi ainda pior, e a confiança recuou 19,7%.

Em nota, Viviane Seda, que coordena a sondagem na FGV, destacou que “o resultado do ICC retrata um consumidor preocupado com a situação econômica geral e da família, tendo a inflação como principal vilã, seguida pelo mercado de trabalho”.

(Com Valor)

 

Comentários

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Curta Nossa Fan Page

  • últimas notícias
  • mais lidas